Revista A desFrutada Edição 1
Autora: Ju Lopse e Mandi Moreira
Coletivo: EscreViventes
Ano: Out/2023
Gênero: Literatura e Arte
Descrição: A edição nº 01, volta trazendo como tema o “Desfrute”. Além disso, apresenta o Coletivo Escreviventes, um grupo nacional de escritoras, que compartilhou seus textos conosco. Sem contar com diversos outros autores e artistas que recheiam as páginas desta edição.
Organização: Mandi Moreira e Ju LopseAutores: Coletivo Escreviventes ( Carla Guerson, Mara Vanessa Torres, Linara Chaves, Maribel Vazquez, Elisabeth Amaral, Karen de Alencar, Fernanda Germano, Milena Maria Testa, Joseani Vieira, Sabrina Gottschlisch, Rita Fonseca Chaves), Patrícia Isabella, Matile Facó, Ybeane Moreira, Marcelino Rodriguês, 30xred, Larissa C. G. Oliveira, Daniela Viana, Renan Menicucci, Keth Braz, Caio Araújo de Oliveira e Daiane Macedo.
Artistas: Gabi Assusção (arte da capa), Carú Montero, Paloma Piancó, Edra Moraes, Dm Tinta, Deni de Moraes, Fanny Victória, Kedma Castro, Dara Jennifer, Aline Matiusso e Karina Charupá.
O Coletivo Escreviventes é um espaço para agregar escritoras e promover a escrita e a leitura de mulheres. Atualmente reúne 450 mulheres de todo o Brasil e de várias faixas etárias e momentos da carreira: de escritoras iniciantes que nunca publicaram a outras com vários livros publicados.
“Somos um coletivo feminista”, ressalta Carla Guerson, idealizadora e fundadora. “O termo coletivo carrega uma conotação política, de luta. Estamos aqui para lutar pelo reconhecimento das mulheres no mercado editorial, para mostrar nossas vozes, para batalhar pelas nossas vidas, pela nossa existência. Estamos aqui ‘apesar de’.”
A desFrutada é uma revista virtual que se propõe a publicar textos e obras visuais de diferentes autorias, com teor pró direitos humanos e diversidade. Como o nome já indica, tem a intenção de elencar quem foi chamada, em algum momento de "desfrutada", em especial, mulheres cis e trans, pessoas LGBTQIAP+, pessoas negras, pessoas com deficiência e todas que se identifiquem com o termo e que pretendam frutificar.