Em maio de 2024, o Estado do Rio Grande do Sul foi coberto por água, lama e medo. Nós, da Maralheios, localizada em Canoas, uma das cidades atingidas, só vimos a dificuldade em entregar a coleção Múltiplas, que seria lançada em junho do mesmo ano. Mas, vimos pessoas perderem a casa, anos de lutas, seus amigos, seus pertences, alguns, a vida. Muito pouco mudou, a capital já foi submersa parcialmente outras duas vezes desde então. A consciência sobre a causa do evento parece não ter sido compreendida por grande parte da população - e sobretudo pelos governantes. Alguns meses depois, foi o calor que fustigou o povo gaúcho - e todo o país. Altas temperaturas, sensações térmicas desérticas, outras tantas enchentes Brasil afora, tudo nos lembra que a natureza devolve a poluição atmosférica, o excesso de consumo e anos de negligência com a temática ambiental. Se o legado de Lutzemberger não foi o suficiente no estado gaúcho, qual será o efeito da enchente de maio e do caos climático do princípio de 2025? .
A Maralheios convida você, autoria de qualquer lugar deste país de enchentes e temperaturas altíssimas, a refletir sobre as mudanças climáticas, no passado, no presente ou no futuro, o efeito direto ou indireto, o que podemos fazer para arrefecer os males ou simplesmente aprender a lidar com eles.
De 09 de maio a 10 de junho de 2025
A antologia será publicada em formato e-book e enviado para a autoria, a título de direitos autorais. Pode vir a ser publicado em formato impresso, mediante financiamento coletivo. Não há qualquer custo de envio de texto ou para publicação.