Revista A desFrutada Edição 3
Autora: Ju Lopse e Mandi Moreira
Coletivo: Mulheres do Ler
Ano: Jun/2024
Gênero: Literatura e Arte
A edição nº 03, volta trazendo como tema Lideranças Negras e apresenta o Coletivo Mulheres do Ler, formado por mulheres negras. Elas contribuem com textos: contos, poesias e crônicas.
Autores: Thays Feitoza Maldonado, Izaias Gabriel, Victor Coimbra, Lucas Galvão, Roberta Renoir, Loide Azevedo, Giovanna Fernandes, Lina Veloso, A Cartomante, Richard Augusto, Azinza, Iza Diadorim, Isabel Almeida, Aline Brito.
Artistas: Patrian Matheus Gomes, Elias Dias, Kamila Rodrigues, S.s. Maisa, Arúna, Layala Nogueira, Gabi Assusção e Elis Lima (arte da capa).
A história do Coletivo “Mulheres do Ler” começa em 2011, quando o Coletivo Semeando Sorrisos iniciou um programa para mulheres em Queimados/RJ, envolvendo rotinas de autocuidado. a partir desse grupo e Inspiradas por Bell Hooks, expandiram para rodas de conversa sobre violência contra mulheres, transformando experiências em ações impactantes, além de um grupo de desenvolvimento da escrita.
A ideia ganhou força, levando algumas autoras a publicarem artigos e apresentarem em seminários. Durante o isolamento social, iniciaram um movimento de rodas de conversas virtuais para promover o diálogo sobre a importância da escrita feminina e fortalecer ações em rede. O grupo evoluiu para o coletivo "Mulheres do Ler", que está prestes a lançar a quinta edição do livro, unindo mulheres em uma rede de apoio com foco em afroafetos, resgate da ancestralidade e desenvolvimento da pedagogia da teia.
A desFrutada é uma revista virtual que se propõe a publicar textos e obras visuais de diferentes autorias, com teor pró direitos humanos e diversidade. Como o nome já indica, tem a intenção de elencar quem foi chamada, em algum momento de "desfrutada", em especial, mulheres cis e trans, pessoas LGBTQIAP+, pessoas negras, pessoas com deficiência e todas que se identifiquem com o termo e que pretendam frutificar.